Conheça mais sobre o procedimento de implante coclear do Instituto da Audição!
Conheça mais sobre o procedimento de implante coclear do Instituto da Audição!
Não esqueça de ver nossa seção de F.A.Q. ao final da página!
O implante coclear é um aparelho eletrônico que tem sido utilizado nos últimos anos para restaurar a função da audição nos pacientes portadores de surdez profunda e que não se beneficiam do uso de próteses auditivas convencionais. Ele substitui totalmente o ouvido de pessoas que tem surdez total ou quase total. Já está disponível no mercado há alguns anos e, atualmente, milhares de pessoas no mundo estão se beneficiando dessa obra da engenharia.
O aparelho possui duas partes: uma unidade interna e outra externa.
Pessoas que possuem surdez severa a profunda bilateral, fizeram uso de prótese auditiva, mas não obtiveram resposta satisfatória (resultados mínimos satisfatórios).
Os pacientes são divididos em dois grupos que apresentam indicação e resultados diferentes.
Existem aqueles pacientes que ouviam e, por algum motivo, perderam a audição. Estes pacientes são denominados pacientes pós-linguais. E existem também aqueles pacientes que são surdos desde o nascimento ou perderam a audição muito cedo antes mesmo de aprenderem a falar. Estes pacientes são denominados de pacientes pré-linguais.
O implante coclear é um processo complexo que exige a atuação conjunta de uma equipe multidisciplinar (vários profissionais de especialidades diferentes) para que se alcance o sucesso do tratamento.
A equipe é composta por médico otorrinolaringologista, fonoaudiólogas, psicólogo e assistente social.
A avaliação do paciente candidato ao implante coclear é um processo realizado em várias etapas que devem ser obrigatoriamente seguidas e cumpridas, com o intuito de se conseguir o melhor resultado possível em benefício do paciente.
O Implante Coclear é um dispositivo eletrônico que tem por objetivo restabelecer a audição de pacientes com perda auditiva de graus severo e profundo (perdas auditivas nas quais o aparelho auditivo tradicional não é efetivo para se ouvir a fala).
Pacientes com perda auditiva de graus severo e/ou profundo (perdas auditivas nas quais o aparelho auditivo tradicional não é efetivo para se ouvir a fala).
O paciente submetido à cirurgia de Implante Coclear, se bem indicada, em geral, restabelecem a audição para níveis auditivos suficiente para escutarem a fala das pessoas. Porém, outros fatores estão envolvidos para obter resultados satisfatórios.
Há vários fatores que influenciam o resultado, como tempo de surdez, se o paciente já desenvolveu fala fluente e idade do implante nas crianças. Quando bem indicado e ajustada a expectativa do paciente, os resultados tendem a ser extremamente satisfatórios.
Sim. Você tem que ter uma indicação médica e/ou fonoaudiológica de que é candidato ao implante coclear e encaminhá-la a uma unidade básica de saúde.
Como em todas as próteses médicas, o procedimento de realização do Implante Coclear tem custo relativamente elevado, comparado ao padrão de renda da maioria da população, porém, há possibilidade de ser feito via SUS.
Instituto da Audição – CNPJ 05.047.646.0001-48